Notícias

Colaboração para o Novo Guia de Monitoramento de Biota (IBAMA, 2018)

ibama_citacao

O desempenho da EKMAN na implementação de projetos ambientais de sísmica foi reconhecido quando, no novo Guia de Biota Marinha (2018), o IBAMA decidiu utilizar a planilha criada pela EKMAN como modelo a ser seguido por todas as demais consultoras. 😀😀😀 Todo o nosso reconhecimento à Jéssica de Carvalho, oceanógrafa da EKMAN e responsável pela elaboração da planilha e pela coordenação do PMBM! Boa Jéssica! O novo guia pode ser…

Read more ›

1° Workshop de Monitoramento Visual de Mamíferos e Quelônios Marinhos aplicado à Atividade Sísmica (Guia 2018).

header

A Ekman tem o prazer de anunciar, em parceria com o LABCMA (IO-USP) – um dos mais respeitáveis laboratórios nacionais de biologia e conservação de mamíferos aquáticos – o 1° Workshop de Monitoramento Visual de Mamíferos e Quelônios Marinhos aplicado à Atividade Sísmica (Guia 2018). O evento contará com o corpo técnico da empresa Ekman, citada como colaboradora do novo Guia de Monitoramento emitido pelo IBAMA em outubro de 2018,…

Read more ›

Ekman na Folha

  • 15260627

Uma reportagem feita com a Ekman saiu esse domingo (21/09) na Folha. Os sócios Manuela Rahy e Ivan Mizutori representaram bem a nossa empresa! Veja e reportagem completa aqui:  http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1683426-na-era-das-start-ups-a-peso-de-ouro-empresas-buscam-saber-seu-preco.shtml

Monitoramento Acústico Passivo na Bacia de Espirito Santos

assobio

Entre 14 de maio e 30 de novembro de 2014 a EKMAN coordenou o Monitoramento Acústico Passivo na Bacia de Espirito Santos. Neste período foram realizadas 178 detecções. Os meses de agosto e outubro apresentaram o maior número de detecções, coincidindo com o período das baleias jubartes no litoral do Brasil. Durante o período de monitoramento acústico passivo foram detectadas vocalizações de odontocetos e de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae). As emissões…

Read more ›

Lixo Marinho – micropartículas plásticas

lixo

Preocupada com a problemática do lixo marinho, a Ekman formou uma parceria com a Associação Brasileira de Lixo Marinho (ABLM – http://www.globalgarbage.org.br/portal/ ). Uma das campanhas promovidas pela ABLM é a do Beat the microbead (micropartículas plásticas usadas em cosméticos). As micropartículas plásticas ou microesferas são amplamente encontradas em produtos de higiene pessoal, tais como esfoliantes e cremes dentais. Após o uso desses produtos, as microesferas fluem através dos sistemas…

Read more ›

Cientistas identificam primeiro peixe de sangue quente

_83015635_wegner1hr

O peixe opah é o primeiro peixe de sangue quente conhecido pela ciência, para isto, conta com uma rede de aquecimento dos vasos sanguíneos e tecido adiposo em torno de brânquias, coração e músculo. Segundo pesquisadores, este peixe é capaz de manter sua temperatura média muscular “cerca de cinco graus acima da água circundante ao nadar cerca de 45-300 metros abaixo da superfície”. O que gera uma vantagem competitiva sobre…

Read more ›

Estação Meteorológica da Ekman Brasil instalada em um novo local

not_Estacao

A Estação Meteorológica da Ekman Brasil está instalada em um novo local, em nossa nova base!! Dados de intensidade e direção do vento, umidade, pluviosidade, temperatura do ar e pressão atmosférica local disponibilizados em tempo real com atualizações de 5 em 5 segundos!!! As informações são de livre acesso e se encontram em nossa página http://www.ekmanbrasil.com. Aos interessados em dados pretéritos, temos disponível em nossos arquivos uma série história dos últimos dois…

Read more ›

Rota secreta das tartarugas marinhas revelada pela primeira vez

rota-tartarugas

  Indivíduos da espécie Cabeçuda tiveram sua localização mapeada por pesquisadores do NOAA’s Southeast Fisheries Science Center. O estudo foi realizado através de monitoramento por satélite, o mesmo sistema utilizado em nossos derivadores oceânicos! Como tudo no oceano é integrado, a rota das tartarugas marinhas segue, em parte, o padrão do giro oceânico subtropical. Sendo este um grande sistema de correntes oceânicas que giram sentido horário no Atlântico Norte. Veja…

Read more ›